“A Dança por Thiago Vieira”

Imagem

Então Vamos Lá! É com muita satisfação que o Blog A Dança ,traz até vocês mais uma história emocionante do bailarino Thiago Vieira,aproveitem cada parágrafo,ele mesmo que escreveu um pouquinho da sua história na Dança para o Blog…Divertam-se!!

Com vocês Thiago Vieira!!!!

   Embora já dançava outros ritmos, e era um reconhecido bailarino e coreógrafo em sua cidade no interior de Minas Gerais, foi na dança do ventre que Thiago Vieira se encontrou.

  Dança essa, que o salvou de uma quase depressão a qual vinha sofrendo devido á vários problemas familiares e emocionais, além da depressão a qual vivia, também sofria com um complexo de inferioridade que o acompanhava desde a sua infância.

   E segundo diz o próprio Thiago Vieira :  ” Na dança eu me encontrei, na dança eu me descobri, a dança me salvou de um mundo feio, triste e obscuro, a dança me salvou de mim…    Porque envolto “nela” eu flutuo, e junto com ela eu cresci, quando eu deixei a dança tomar conta do meu ser, de um mundo trágico eu sobrevivi.” 

Imagem

Foi então, na arte da dança que ele conseguiu se auto tratar e vencer esse que é, talvez, um dos mais sérios problemas dos quais muitas pessoas passam, a depressão. 

    Inspirado em cenas de filmes clássicos onde tinha a participação de bailarinas árabes, foi que o bailarino resolveu se aprofundar nas danças e na cultura árabe. Foi vendo a graciosidade e delicadeza daqueles movimentos, e podendo perceber a sensação magnífica que tinham aquelas bailarinas ao executar aquela dança que fez com que ele quisesse conhecer mais de perto todos aqueles movimentos de ondulações, vibração e sinuosidades.

   Porém esse inicio não foi nada fácil… Vindo de uma geração onde não havia muitas facilidades em estudar a dança, primeiro pela condição financeira, e segundo pela dificuldade de encontrar escolas e professores(as) dispostos á dar aula de dança do ventre para homens, Thiago, assim como vários outros, se deparou com um enorme preconceito e um tabu que até hoje não se findou completamente.

  Há, ainda, algumas pessoas que defendem que homem na pode ou não deve fazer dança do ventre, alegando ser essa uma dança exclusivamente feminina.

  Porém o bailarino defende que “todo preconceito existe para ser quebrado”, aliás através de estudos, é possível garantir a existência da dança masculina na história da cultura oriental antiga. A qual cita inúmeras vezes os dançarinos, cortesãos, escravos, efebos e etc , os quais tinham o papel de entreter e alegrar as festas. Inclusive podemos citar um nome muito famoso, o bailarino Bagoas, natural da Pérsia, que foi um dos cortesões e amantes de Alexandre, o grande. O mesmo era muito famoso devido a sua beleza e principalmente por causa da sua dança a qual impressionava a todos.

 E na atualidade, no ocidente moderno temos alguns nomes de bailarinos que buscam o seu espaço, já que é um meio muito povoado e de certo forma quase que “dominado” pelas mulheres e grupos feministas (e ao mesmo tempo machistas).

Imagem

Neste contexto, Thiago Vieira têm sido um dos poucos homens que está trabalhando e consegue, mesmo com todas as intempéries da vida, e dificuldades por ser um bailarino masculino de um estilo de dança que ainda gera tantas polêmicas. Mas ele se utiliza disso para divulgar o seu trabalho, já que o fato de ser homem o faz ainda mais exclusivo e diferenciado. Este é então o “gancho” que o bailarino utiliza para fazer o seu “marketing”, e justifica, então, o fato de ter tantos trabalhos e conseguir manter  a agenda sempre cheia.

Thiago Vieira, sem dúvidas é e está se tornando uma das grandes referencias da dança do ventre masculina no Brasil, além de servir de modelo e espelho para outros homens que estão se iniciando nessa arte milenar.

Imagem

Hoje, seu objetivo principal é se tornar um bailarino reconhecido internacionalmente, mas principalmente no Brasil, o qual é seu país de origem. Ele já dançou em lugares como Buenos Aires (Argentina), Amsterdam (Holanda), Málaga e Marbella (Espanha) e tem shows anualmente em Pequim (China). E para tanto, além das danças árabes, ele ainda estuda ballet clássico e tem aulas semanais de “modern jazz”, além de outras danças étnicas.

Para Thiago, a dança nunca foi apenas dança. Ele define a dança na sua vida como sendo o seu refúgio, seu porto seguro…

Imagem

“A Dança é nada mais, nada menos que a minha alma, minha vida”.

Imagem

“Não fui eu quem escolhi dançar, foi a própria dança que me escolheu”.

Essas são palavras dele: THIAGO VIEIRA

*Este foi mais um trabalho do Idealizador da página Farid Hassan , todas as informçãoes foram cedidas pelo própio bailarino Thiago Vieira,……Espero que tenham gostado..Agora é só curtir….Comentar e  Compartilhar….

Um Ótimo Final de Semana!!!

 

Um pensamento sobre ““A Dança por Thiago Vieira”

Deixe um comentário